A partir do séc. XVI as grandes navegações tomaram conta dos oceanos. Portugal e Espanha descobrem as Américas e em nome da civilização, iniciaram o processo de colonização do Novo Mundo.
Já na primeira década de 1.500, no nosso litoral, começam a chegar os portugueses que se instalaram na ilha da Cootinga, baia de Paranaguá, como forma de se proteger dos índios carijós.
Resultado do cruzamento entre o índio Carijó e o Português, nasceu o nosso caboclo litorâneo, chamado de caiçara.
Por volta de 1.646 começa o processo de exploração da terra. Chegam os primeiros mineradores vindos de São Paulo, por Cananéia.
Aqui, a exploração do Novo Mundo começou primeiramente em Paranaguá para depois chegar à Morretes, fundada em 31 de outubro de 1.733.
Nenhum comentário:
Postar um comentário