
Em 05 de Julho de 1880 em Paranaguá o imperador Dom Pedro II lançou a pedra fundamental da construção da estrada de ferro Paranaguá-Curitiba. Com a vontade e o desejo a flor da pele o engenheiro Antonio Pereira Rebouça Filho definiu o traçado e João Teixeira Soares outro jovem engenheiro brasileiro após a desistência de conceituados engenheiros estrangeiros, que julgaram uma obra difícil e até irrealizável, aceitaram tamanha responsabilidade.
Num tempo recorde apenas 5 anos depois, de 1880 a 1885 todas as dificuldades foram vencidas e transformadas em realidade. Os 13 túneis que foram escavados na montanhas de pura rocha, mostram a determinação e força de vontade dos cerca de 9.000 homens que trabalharam nessa ferrovia.
Superando um desafio ainda maior, 30 pontes e vários viaduros tiveram que ser construídos, interligando os grotões e penhascos existentes no trajeto. O tempo médio da construção de um túnel era de 35 cm ao mês.
A ferrovia Paranaguá-Curitiba é um exemplo para as gerações atuais e futuras e uma demonstração do que é capaz o homem na consecução dos seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário